Existem diferentes tipos de empreendedorismo no mercado e por muitas vezes não sabemos a diferença entre eles. Dentre eles, destacamos o empreendedorismo social, corporativo e o individual.
Ainda podemos apresentar os empreendedorismos de negócios, feminino, verde, informal, de franquias e digital.
Apesar de existirem muitos tipos, suas diferenças por vezes nos deixa confusos e assim confundimos qual é qual.
Falar sobre empreendedorismo é falar de negócios, inovação, competitividade.
Quem é empreendedor conhece bem os desafios do mercado e tem a capacidade de enxergar oportunidades onde os outros não a percebem.
É aquela grande diferença entre os que choram e os que vendem lenços.
Para esses com a habilidade de ver além, um caminho assertivo é o do empreendedorismo.
Tipos de empreendedorismo
Seja para promover a melhoria da sociedade, criar novos negócios ou mesmo fomentar a inovação dentro da empresa na qual você trabalha, empreender significa realizar, colocar ideias em prática.
Os diferentes tipos de empreendedorismo se classificam a partir desse objetivo principal, que motiva os profissionais a fazerem diferente.
Conheça as três maiores classificações e entenda qual delas melhor representa o seu propósito como empreendedor.
Empreendedorismo Social
Deixando um pouco de lado a competitividade, o empreendedorismo social é uma proposta que visa a melhoria da sociedade através de iniciativas que promovam o desenvolvimento social e humano.
O termo foi criado pelo empreendedor americano Bill Drayton (1943) e representa um importante método de transformação social.
A busca por soluções inovadoras para as questões ambientais, sociais, culturais e econômicos motiva os empreendedores que trabalham por esse propósito.
A missão é deixar um legado e impactar a sociedade de maneira positiva.
O lucro aqui é colocado em segundo plano, mas isso não significa que as empresas e projetos de empreendedorismo social não sejam lucrativos, apenas que esse não é o objetivo principal do negócio.
Empreendedorismo Corporativo
Também conhecido como intraempreendedorismo, é desenvolvido dentro das empresas, organizações e corporações.
O objetivo aqui não é criar novos negócios e sim potencializar os resultados no local onde se está inserido, com foco na inovação.
Com ações de identificação, desenvolvimento e implementação de novos projetos busca-se promover a melhoria do negócio como um todo para gerar vantagem competitiva e fomentar o crescimento.
Aqui quem empreende são os próprios colaboradores, que trabalham em prol do negócio, o que inclui mesmo aqueles que não possuem cargos de chefia.
Essa cultura empreendedora vem sendo cada vez mais incentivada nas empresas para criar soluções, desenvolver novos produtos e serviços e incrementar processos.
Empreendedorismo individual
Muitas organizações começaram no empreendedorismo individual, que tem como característica a criação de novas empresas e negócios.
Também chamado de empreendedorismo de negócios, o foco aqui é atender uma demanda de mercado, tornar-se competitivo, conquistar novos clientes e, claro, lucrar.
O profissional não conta com sócios e pode se formalizar como uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) ou Microempreendedor Individual (MEI).
Nas duas situações, a iniciativa de empreender é de apenas uma pessoa. Esse tipo de empreendedorismo tem menor escala, abrangendo micro e pequenas empresas.
Vale lembrar que mesmo para o empreendedor individual, o controle de suas atividades financeiras e fiscais são de extrema importância.
Outros Tipos de Empreendedorismo
Além destes três tipos mais conhecidos, podemos apresentar os empreendedorismos de negócios, feminino, verde, informal, de franquias e digital.
Empreendedorismo de Negócios
Este é um os mais comuns tipos de empreendedorismo. Sua principal característica é a fundação de empresas com o objetivo de lucro, atendendo às necessidades do mercado consumidor.
Diferentemente do empreendedorismo de corporativo, ele se diz à respeito do surgimento de novos negócios a partir do zero. E diferente do individual, ele pode se referir a empresas com mais de um dono.
Empreendedorismo Feminino
Como o próprio nome já diz, o empreendedorismo feminino corresponde à liderança feminina no comando das empresas e na fundação de novos negócios.
Atualmente, está crescendo cada vez mais, se aproximando do número de empreendedores homens e representa o empoderamento feminino dentro das lutas sobre os direitos de igualdade de gênero, diversidade e inclusão social.
Empreendedorismo Verde
Esse tipo de empreendedorismo é voltado para as causas de conservação e preservação do meio ambiente. É relacionado à criação de produtos e empresas preocupadas com aspectos que auxiliam na preservação da natureza.
Estão relacionadas empresas que tem como objetivos a geração de energia limpa e acessível, água potável e saneamento, cidades e comunidades sustentáveis, ações contra a mudança climática, entre outros.
Empreendedorismo Informal
Esse é o tipo de empreendedorismo praticado sem a formalização da lei, ou seja, empreendedores que atuam com atividades econômicas informais.
Esse tipo de empreendedor não contribui com o pagamento direto de impostos, e também não recebe nenhuma garantia do governo, como auxílios e outras garantias.
Empreendedorismo de Franquias
São negócios relacionados à abertura de filiais de outras empresas. Geralmente, essas franquias seguem as regras da empresa principal e pagam uma contribuição sobre o valor recebido para a sede.
Esse tipo de empreendedorismo tem como ponto negativo a pouca flexibilidade para inovação e ações estratégicas, uma vez que já possuem regras pré-definidas.
Empreendedorismo Digital
Com o avanço da tecnologia no meio digital, esse tipo de empreendedorismo ganhou e vem ganhando cada vez mais força.
Isso se deve por conta da facilidade de se ter acesso à uma plataforma digital para vender seus produtos e serviço, e pelo amplo mundo de opções para inovar em suas ações estratégicas e de marketing digital.
Cada vez mais surgem plataformas e e-commerce que disponibilizam um espaço, por assim dizer, para que empreendedores montem suas lojas por um preço acessível e de forma fácil.
Essas plataformas geralmente vêm integradas a um sistema de gestão que auxilia na gestão empresarial.
Podemos sitar como exemplos estratégicos do meio digital o empreendedorismo através de landing pages, e-commerces e vendas dropp shipping.
Melhorias no empreendedorismo através de um sistema de gestão
São vários os motivos para se ter um sistema de gestão empresarial na formação e no controle de sua empresa.
Eles auxiliam no preenchimento e controle de informações, emissão de relatórios, levantamento de dados, controle financeiro, enfim, na gestão da empresa como um todo.
O sistema UpGestão lhe garante um ganho de tempo com questões manuais mais repetitivas, um preço justo de acordo com a necessidades de sua empresa, além de uma consultoria assistida para as especialidades de seu negócio.
Experimente o UpGestão e entenda a facilidade de gestão que um bom sistema pode lhe proporcionar.