Já faz um tempo que o termo “indústria 4.0” vem aparecendo na mídia. E ela nos traz um panorama sobre as tendências para a indústria 2022.
O fator que nos traz essas mudanças se chama “avanço da tecnologia“. Como podemos ver no nosso dia a dia, a tecnologia vem mudando o mundo e trazendo a era da informação.
Além disso, por conta de fatores naturais, como a pandemia, tecnologias que tinham uma expectativa de amadurecimento mais tardio, acabaram se desenvolvendo de forma mais rápida, como por exemplo, as ferramentas de reuniões on-line.
Tendências para a indústria 2022
Podemos dividir essas tendências em duas fazes: uma fase relacionada aos estudos da CNI, e a outra fase em relação ao desenvolvimento de tecnologias e as expectativas da Indústria 4.0.
Estudo da CNI
A Confederação Nacional da Indústria realizou um estudo de acordo com os principais desafios que o Brasil está enfrentando e enfrentará.
Esse estudo visava uma economia mais produtiva, inovadora e integrada ao mercado multinacional no período de 4 anos (2018-2022).
Esse documento seria uma agenda para que o país desenvolvesse novas competências e realizasse mudanças estruturais, considerando as mudanças no ambiente econômico mundial e nacional ocorridas nos cinco anos anteriores a pesquisa.
As tendências mundiais são apresentadas como Indústria 4.0, Conhecimento e inovação como motores da economia, Mudanças climáticas e economia de baixo carbono, Rearranjos na geografia da produção mundial e Crescimento dos países emergentes, especialmente na Ásia.
Enquanto isso, as tendências do Brasil eram:
- Novo ciclo de reformas econômicas e institucionais
- Transição demográfica acelerada
- Pressão para ir além do mercado doméstico
- Reconfiguração espacial da atividade econômica
- Maior demanda por políticas e serviços públicos de qualidade
Dessa forma, vamos falar um pouco deste setor secundário, que hoje é o principal gerador do PIB brasileiro, contribui para o desenvolvimento do nosso país e se concentra em sua maioria na região Sudeste.
Breve história sobre as indústrias e os desafios atuais
As indústrias começaram a surgir com a revolução industrial, que ocorreu entre 1820 e 1840.
Nesse período houve a transição de métodos de produção artesanais para produção através de máquinas, a fabricação de novos produtos químicos, novos processos de produção de ferro, maior eficiência na utilização da energia da água, o uso crescente da energia a vapor e o desenvolvimento das máquinas-ferramentas, além da substituição da madeira e de outros biocombustíveis pelo carvão.
A revolução teve início na Inglaterra e em poucas décadas espalhou-se pela Europa e Estados Unidos.
Atualmente existem diversas indústrias e elas são divididas em categorias, as principais são:
- Indústria de bens de produção ou de base: São aquelas que transformam a matéria-prima bruta em matéria-prima para outras indústrias, por exemplo, as indústrias siderúrgicas, que transformam o minério de ferro em aço, que será utilizado para outras produções.
- Indústrias de bens de capital ou bens intermediários: Estas produzem máquinas, ferramentas e instrumentos para que outras indústrias utilizem.
- Indústrias de bens de consumo: São aquelas que produzem mercadorias para o consumo final da população.
Quais são os grandes desafios da Indústria hoje em dia, quando falamos de gestão?
- Planejar compras e gerir estoque;
- Definir preço de venda;
- Gerenciar o que chamamos de “chão de fábrica”;
- Conseguir entregar dentro dos prazos estipulados;
- Garantir a qualidade dos seus processos e produtos;
- Rastrear as origens de cada produto.
Cada vez mais as indústrias precisam pensar em um software de Gestão para superar esses desafios, pois este proporciona que tenha controle sobre seus negócios, compreenda a saúde financeira das empresas e conheça com detalhes sua produção, realizando com sucesso a Gestão de Estoque, compras, vendas, entre outras.
Agora, veremos de forma rápida sobre Indústria 4.0
Indústria 4.0 e sua influência atual
Esse conceito corresponde a uma nova espécie de revolução industrial causada pelo avanço da tecnologia. Muitos a chamam de 4ª Revolução Industrial.
Ela tem grande impacto na produtividade, pois ela aumenta a eficiência do uso de recursos no desenvolvimento de produtos de forma mais rápida, e auxilia na integração do mercado global.
Em relação à tecnologias, ela apresenta também suas principais tendências. Dentre elas, podemos citar:
- Robótica avançada
- Inteligência artificial
- Internet das coisas
- Computação em nuvem
- Big data
- Cyber segurança
- Manufatura digital e aditiva
- Integração de sistemas
- Digitalização
- Sistemas de simulação
Também poderíamos acrescentar outras tecnologias relacionadas aos estudos da física quântica, que vem avançando de forma bastante rápida.
As áreas citadas anteriormente, vem ganhando cada vez mais espaço e destaque no mercado, sendo que muitas delas atualmente causam um grande impacto financeiro.
Podemos sitar a integração de sistemas, que é o caso do nosso sistema UpGestão.
São diversos sistemas ou funções que realizam a troca de informação entre si, permitindo um olhar mais amplo do negócio e mais velocidade para a tomada de decisões estratégicas por conta das informações rodarem em tempo real.
Gostou do nosso artigo? Aproveite e experimente o UpGestão e traga sua empresa para a atualidade.