A gestão administrativa tem um grande papel na empresa, a começar por prevenir problemas fiscais e dívidas com multas geradas por falta da documentação adequada ou em dia.
Quando uma empresa possui problemas com o fisco, as chances desse negócio ir a falência são muitos.
Fazer uma boa gestão administrativa consiste em ter ferramentas de gestão que lhe auxilie na emissão e armazenamento de documentos fiscais, analisar dados e montar estratégias para cada área, além de entender os principais pontos a melhorar na empresa.
O produto ou serviço final oferecido por qualquer empresa é resultado de um processo interno que raramente é visível para o consumidor.
É como se, o que chega para o mercado, fosse a ponta de um iceberg e tudo o que acontece por trás daquela entrega está submerso em uma realidade que os gestores conhecem bem.
Processos de gestão administrativa
São vários os processos de gestão e operação empregados na administração das corporações. Mas, por mais que não sejam visíveis, esses fatores são muitas vezes perceptíveis pelo público e influenciam na imagem externa da empresa.
Manter a casa arrumada é fundamental para o crescimento e a perenidade do negócio e isso só é possível com uma gestão administrativa assertiva.
“Uma boa gestão administrativa é composta por um sistema de gestão empresarial que comporta pelo menos as entradas e saídas de uma empresa”, diz Vinícius Moura, CEO da UpGestão.
De acordo com o CEO, o sistema deve atender tanto as necessidades fiscais quanto as funções financeiras para que se tenha uma boa administração empresarial.
Funções administrativas
Peter Drucker, o consagrado autor considerado o pai da Administração destaca as funções de um bom gerenciamento.
Para ele, a gestão faz parte da instituição como um órgão próprio e cabe ao administrado contribuir positivamente com o propósito da organização, tornar o trabalho produtivo e gerenciar impactos e responsabilidades sociais.
Essas funções se dividem em tarefas de planejamento, organização, direção e controle. Atividades fundamentais em qualquer etapa do processo.
Caso contrário, a operação corre o risco de fugir do controle, os planos não se convertem em ação e essas, por sua vez, não geram o resultado esperado.
Melhores resultados na gestão administrativa
A gestão administrativa contribui para um bom resultado ao longo de todo o processo, que começa na definição dos objetivos empresariais com um plano de negócios estruturado.
De maneira estratégica, esse plano é operacionalizado de forma a seguir métodos que resultem em excelência.
Desde o ponto de partida, a elaboração do plano de negócios, até o objetivo final, os resultados esperados, todo o processo precisa de organização e acompanhamento.
Ao longo de cada etapa, a gestão administrativa, nas funções que lhe cabe, contribui para um emprego eficiente dos recursos humanos, financeiros e de tempo.
Benefícios da boa gestão
São muitos os benefícios de uma boa gestão administrativa, a saber:
– Visão ampla do negócio – Um bom administrador possui visão sistêmica dos diferentes departamentos e sabe usar essa integração para impactar positivamente essa troca de informações necessária entre cada um deles.
– Intermediação entre níveis estratégicos e operacionais – Em nível tático é fundamental que o gestor leve até a base operacional, de forma assertiva, as decisões e expectativas da alta gestão.
– Manutenção da saúde financeira – O departamento financeiro demanda uma gestão administrativa assertiva para controlar gastos, reduzir custos e otimizar resultados.
– Aumento da produtividade – Uma boa gestão de pessoas corrige falhas e desenvolve talentos, além de motivar e melhorar o ambiente de trabalho.
– Tomada de decisão – A gestão administrativa permite que as decisões sejam mais assertivas e baseadas em dados que são convertidos em informações relevantes para os gestores.
Profissionais preparados
Uma boa gestão administrativa precisa fazer parte do DNA da empresa e pode ser empregada nos mais diversos departamentos e por diferentes profissionais dos níveis estratégico e tático.
São competências que cabem a todos que desempenham papéis de liderança e tomada de decisão.
Os diferenciais de um bom administrador estão ligados a capacidade de fazer um bom planejamento e executar as ações com eficácia.
Estar atento e acompanhar todos os processos da empresa, pois as ações de determinados departamentos impactam nos demais.
Fazer avaliações de desempenho e analisar sempre os dados e resultados a tempo de ajustar eventuais erros. Boa comunicação e empatia para lidar com pessoas e motivar equipes.
Um bom Sistema
Para finalizar o assunto sobre gestão empresarial, é necessário um bom Sistema de Gestão Empresarial.
Com o UpGestão, fazer a gestão administrativa de sua empresa será moleza, pois o sistema lhe garante relatórios diversos sobre o que foi alimentado no sistema, como por exemplo, quantidade de produtos em estoque e movimentação de receitas e despesas.
Faça agora o teste e utilize de nossos especialistas para lhe auxiliar em suas dúvidas.