A diferença entre faturamento, receita e lucro é bastante discutida por conta de suas semelhanças. Faturamento está relacionado aos valores emitidos em um documento fiscal.
A receita é tudo que foi faturado pela empresa, e o lucro é a subtração entre a receita total e os custos das empresas.
Apesar de parecer e muitas pessoas confundirem, faturamento é diferente de lucro e receita. Saber sua diferença lhe auxiliará no entendimento de como está a situação da sua empresa.
Muitas das vezes, nos deparamos com as perguntas “Quanto sua empresa fatura ao mês?”, ou então “Qual é a média anual das suas receitas?”, ou ainda “Quanto você obteve de lucro?”.
Na maioria das vezes, nos confundimos com o significado de cada palavra, achando que as perguntas são as mesmas.
Entender o que significa estas palavras pode abrir um novo cenário para o seu negócio, pois assim saberá em quais situações de tomadas de decisões importantes estas métricas lhe auxiliarão.
Lembre-se, uma boa gestão financeira pode ser o diferencial de sucesso seu para a sua concorrência.
Diferença entre faturamento, receita e lucro
Termos como “receita”, “faturamento” e “lucro” podem parecer simples ou confusos em casos diferentes. Isso acontece porque são usadas com significados distintos em contextos variados.
Alguns aprendem que lucro é o que sobra, mas não é incomum encontrar quem confunda “lucro” com “receita” ou “faturamento”.
Por exemplo: Imagine que você está em uma reunião importante com possíveis investidores. Após a apresentação de seu produto, eles lhe perguntam sobre o faturamento bruto anual da sua empresa.
Se você não sabe a principal diferença das três palavras, não saberá nem por onde começar a responder.
Então comecemos com comparações simples que lhe permitirão entender de maneira simples a diferença entre “receita”, “faturamento” e “lucro”.
Faturamento
Quando se diz que a empresa faturou, normalmente está se dizendo que ela emitiu um documento como nota fiscal, um recibo ou uma nota de débito.
Quando é feita uma venda, um desses documentos é emitido e aí diz-se que houve um faturamento.
Mas observe que quando se fatura uma venda, isso não significa que o dinheiro está no “caixa”! Neste valor também se encontram os impostos que devem ser descontados e recolhidos ao fisco.
Então lembre-se: “faturamento não é lucro, porque lucro é o que sobra!”
Receita
Quem nunca confundiu receita com lucro ou com faturamento? O conceito de receita também pode variar de acordo com a atividade de cada empresa. Para ficar mais fácil, iremos dividir os termos em receita bruto e receita líquida.
- Receita Bruta – Quando o montante analisado corresponde ao faturamento, isto é, somando-se tudo o que se faturou em determinado período, tem se a Receita Bruta. Então, se foram emitidas 250 notas fiscais com o valor médio de R$1.000 em determinado período, sua Receita Bruta foi de R$250.000! Mas, lembre-se, sua empresa não “ganhou” isso tudo. Dessa receita, retirarão os impostos, os custos, as comissões etc.
- Receita Líquida – A receita líquida é diferente em empresas diferentes, porque devem ser descontados tributos diferentes, de acordo com a atividade e o estado em que ela funciona. Após descontados os tributos que incidem diretamente no faturamento, a receita líquida passa a ser o saldo líquido que entrou para o negócio. Em poucas palavras, tiram-se os impostos do faturamento e tem-se o dinheiro que entrará na empresa.
Lucro
Tão desejado pelos acionistas ou quotistas, principal fundamento para a sustentação dos empreendimentos, o lucro também pode ter definições diferentes: lucro bruto ou lucro líquido.
- Bruto = Receita Total – Custos Variáveis
- Líquido = Receita Total – Custos Fixos – Custos Variáveis
Não perca tempo! Invista em um bom sistema que lhe proporcione uma boa gestão financeira.
Dúvidas rotineiras são mais comuns na gestão empresarial do que parece. É por isso que se investe em consultorias especializadas e em um bom sistema de gestão que dê suporte aos empreendedores.
O sistema UpGestão é um ERP online que te permite acompanhamento em tempo real das suas receitas, despesas e lucratividade.
Foi desenvolvido para atender a pequenas, médias e grande empresas, sejam elas do Simples Nacional (ME, EPP e MEI), Lucro Real ou Lucro Presumido.
Ele é perfeito para quem deseja começar a gerir o negócio com maior eficiência e menores custos.
Experimente agora mesmo e veja como é simples e fácil.