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Como atrair mais clientes

Como atrair mais clientes

Uma das principais funções de um empresário é descobri a resposta para a seguinte pergunta: como atrair mais clientes?

Não é de se estranhar que isso ocorra, pois todo negócio precisa de dinheiro para continuar existindo. Imagine uma loja de roupas que não recebe clientes.

Ocasionalmente, ela não conseguirá vender sua mercadoria, nem pagará as contas e logo entrará em falência.

Além de ajudar a pagar as contas, conseguir mais clientes influencia na quantidade de dinheiro do caixa e logo, no escalonamento do negócio. Ou como as pessoas costumam dizer, “sem dinheiro, o negócio não vai para frente”.

Entra ano, sai ano, e a história continua a mesma. Vemos empresas batalhando para conquistar cada vez mais clientes e retê-los.

É um ciclo sem fim, e, acima de tudo, algumas perguntas não calam: será que isso está sendo feito da maneira correta? Existe uma fórmula mágica para essa equação? Veja como solucionar este problema.

Entenda a necessidade do seu cliente

Antes de mais nada, precisamos entender como está o mercado e o comportamento do público alvo que pretendemos alcançar.

O seu cliente está com mais “sede” de informações e as empresas precisam acompanhar esse ritmo. Eles sentem a necessidade de opinar, dar sugestões, serem ouvidos.

Aí que entra o principal. Precisamos constantemente achar meios de relacionar a importância de nossos produtos com nossos clientes!

Esses novos consumidores têm a necessidade de serem entendidos, e é aí que entram as suas características individuais.

Como atrair mais clientes
Mãe e filha fazendo compras

Cliente decidido

Esse parece ser o cliente mais fácil de ser conquistado, né? Nem sempre!

Apesar de sabermos que ele procura nosso produto, é provável que esse cliente já tenha uma grande conhecimento a respeito do produto ou serviço que deseja adquirir e que, provavelmente, já tenha analisado a concorrência.

É aí é que mora o perigo! Um simples deslize pode colocar tudo a perder, fazendo com que o cliente busque outra empresa para atendê-lo.

Siga as nossas dicas sobre como atrair mais clientes:

Fale menos, ouça mais

Saber ouvir feedbacks dos clientes é entender o que pode melhorar em relação aos seus produtos e aos processos de vendas.

Agradar o cliente na medida do possível ajuda a aumentar a aceitação do seu produto no mercado, ajudando a conseguir mais clientes.

Além disso, na hora da venda, é importante ouvir o cliente para entender o que ele procura e saber se sua empresa consegue ajudá-lo.

Já que esse cliente sabe o que quer, entenda as suas necessidades e deixe que ele coloque para fora as suas “dores”. Nesse momento, você é um expectador atento e interessado na história do seu cliente.

Demonstrações curtas e objetivas

Faça demonstrações curtas e bem objetivas sobre o seu negócio ou produto focando nas dores apresentadas pelo seu cliente. Lembre-se: seu dever é ser a solução, e não o problema!

Uma boa dica é fazer uma conversa rápida inicialmente para entender o que ele procura, e preparar uma apresentação do produto voltado na resolução dessas dores, por assim dizer.

Na hora da apresentação, seja curto e direto com as informações, lembrando sempre de abrir momentos para o cliente tirar suas dúvidas, assim como tornar a apresentação mais interativa, se possível.

Seja amigo do seu cliente

Hoje em dia, é comum que os vendedores se tornem uma espécie de “amigo” do cliente. Então tente se conectar com seu lead, seja sincero e procure utilizar uma linguagem parecida com a dele.

É importante lembrar que escrever e falar de forma correta também contam pontos. Evite corrigir seu cliente e conversar de assuntos polêmicos.

Não se esqueça que seu objetivo é transmitir a importância da ferramenta, e não confundir o cliente com termos que o mesmo desconhece, então tente sempre manter um certo foco nas apresentações.

Cliente necessitado

Quantas vezes, enquanto assistia à uma propaganda de TV se deparou com o seguinte pensamento: “Nossa! Eu queria este produto”.

Isso ocorre porque você tinha um problema e não sabia que tinha, e quando assistiu a propaganda entendeu a necessidade daquele produto ou serviço na sua vida.

Por exemplo: surgiu uma oportunidade para você fazer uma graduação no exterior daqui a três meses e você não tem o pré-requisito fundamental: falar inglês. O que fazer?

É o famoso “se vira nos trinta”. Na verdade, essa necessidade sempre existiu, só que você nunca procurou um curso para se especializar porque a oportunidade não tinha batido na porta.

Para isso, apresentamos outras dicas de como atrair mais clientes e conquistar clientes antigos:

Saiba transmitir a importância do seu produto para o cliente

Foque a atenção dele para os resultados que terá com a aquisição do seu produto ou serviço. Como foi dito anteriormente, entender a necessidade do cliente ajuda a fazer uma melhor apresentação.

Mostre que seu negócio pode resolver o problema do seu cliente

Provoque o cliente, deixe que ele internalize a sua própria necessidade, e trabalhe nisso. Mostre que seu produto ou serviço possui a solução para os principais problemas apresentados pelo seu cliente.

Toda vez que ele começar dizer coisas que seu produto não possui, lembre-o do seu problema original e mostre que o seu produto está pronto para resolver aquela dor.

Cliente indiferente

Esse é o tipo de cliente que acabou de entender que possui um problema, mas ainda não entende muito bem sobre o assunto. A sua principal característica é o silêncio, além de demostrar estar apático à sua apresentação sobre o produto ou serviço.

Como vencer as barreiras e conquistá-lo? A gente dá algumas dicas:

Ouça seu cliente

Faça sempre perguntas abertas, abrindo margem para que o cliente fale. Procure trazê-lo ao palco para que você consiga entender exatamente o que ele procura.

Tenha certeza que o cliente entendeu sua apresentação

Pare em um determinado momento e inverta o jogo: faça o cliente explicar pra você o que está sendo oferecido, mas de uma forma amigável. Quando não há perguntas, sabemos que ou o cliente está com vergonha de perguntar ou seu produto não o está agradando.

Faça uma boa apresentação e encante seu cliente

Nessa parte, apresentamos dois pontos. O primeiro é que seu domínio sobre o seu produto deve ser absoluto. Você deve estar pronto para responder pelo menos as perguntas mais frequentes.

Caso não saiba de algo, diga “eu não sei, mas vou procurar me informar e te envio a resposta”. Mas cuidado com a quantidade de perguntas não respondidas.

No caso de não se sentir confiante sobre uma determinada reunião, peça para alguém mais experiente lhe ajudar a treinar e a participar contigo.

Parece um “bicho de sete cabeças”, mas é bastante simples! Basta entender a dor do seu cliente, e demonstrar que o seu produto é a melhor solução para aquela necessidade. Claro que quanto mais informações você tiver, melhor.

O outro ponto consiste em não deixar a reunião entediante. Procure reinventar as formas de apresentar e colocar seu cliente para interagir. Procure sair um pouco da teoria.

Dominando essas dicas, garanto que as suas chances de vendas aumentarão bastante.

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