Ainda existem muitas dúvidas de como ativar a NFC-e em MG mesmo depois que seu uso se tornou obrigatório. Isso é comum quando falamos de tecnologia, pois nem todos tem facilidade com esse meio.
No entanto, fazer a mudança do PAF-ECF para o Cupom Fiscal não é tão difícil quanto parece. Basta acompanhar o artigo e seu problema será resolvido.
Assim como as notas fiscais eletrônicas, o NFC-e é um documento digital que substitui o cupom que conhecemos, emitido por uma impressora fiscal.
Vários estados utilizam essa modalidade eletrônica, agora Minas Gerais aderiu e já estabeleceu a obrigatoriedade.
Como ativar a NFC-e em MG
Para ativar a NFC-e em Minas Gerais, o processo é simple.
1. Acesse o site: http://www.sped.fazenda.mg.gov.br/spedmg/nfce/credenciamento/
2. Clique no link SERVIÇO DE ATENDIMENTO
Após este procedimento, você será redirecionado para a seguinte página: http://formulario.faleconosco.fazenda.mg.gov.br/sefatendeweb/pages/faleconoscoFormulario.xhtml
3. Selecione o assunto: DOCUMENTOS ELETRÔNICOS > NFC-e > CADASTRO EMISSOR e preencher os dados solicitados:
TIPO = Dúvida
Nome:
E-mail:
Estado:
Cidade:
Na mensagem é necessário informar o seguinte texto, completando nele os dados de CNPJ, IE, Razão Social e Ambiente de Produção, em frente ao local solicitado:
ATENÇÃO!
Antes de solicitar o credenciamento voluntariamente recomendamos conhecer a RESOLUÇÃO Nº 5.234 DE 5 DE FEVEREIRO DE 2019 e o DECRETO Nº 47.562, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2018.
Para solicitar o credenciamento da empresa para emissão de NFC-e, informe os seguintes dados:
IE:
CNPJ:
Razão Social:
Informe em qual ambiente deseja credenciamento (homologação, produção ou ambos): “Solicitar criação do CSC.”
4. Clique no reCAPTCHA NÃO SOU ROBÔ e depois em ENVIAR.
Após a análise por parte da SEFAZ, você receberá um e-mail com informações do CSC.
Quais são os benefícios de utilizar a NFC-e
A NFC-e possui muitos benefícios em relação ao PAF-ECF. São eles:
FACILIDADE
- Os cupons fiscais poderão ser enviados por e-mail ao cliente e emitidos por quantos computadores você quiser;
- No modelo antigo de emissão, você obrigatoriamente utiliza uma impressora específica para essa atividade. Já o modelo NFC-e poderá ser gerado por qualquer impressora, sem necessidade de credenciamento da mesma junto a Sefaz;
- Algumas obrigações como Leitura X, Redução Z, Cessação, Mapa Resumo, Lacres, Revalidação e Comunicação de ocorrências não são mais necessárias para quem emitir NFC-e;
ECONOMIA
- Redução dos custos com intervenções na ECF (impressora fiscal) pelas empresas especializadas e a economia com estrutura para armazenar e imprimir documentos não serão mais um problema.
- Basta contratar um software de qualidade e ter uma impressora não fiscal para os casos em que o cliente deseja o cupom impresso. Ele também pode optar por receber no e-mail – uma economia de tempo e de papel;
ACESSIBILIDADE
- Você, contribuinte, tem mais certeza de que os impostos estão sendo corretamente destinados, pois tudo acontece em tempo real.
- O consumidor também é beneficiado, pois a NFC-e possui um QR code em sua impressão que ele utilizarem acesso ao documento online no site da SEFAZ e pode verificar os valores que constam na nota com os que a empresa repassa ao fisco.
FLEXIBILIDADE
- É possível expandir os pontos de vendas sem a necessidade de confirmação do Fisco, garantindo mais flexibilidade e menos gasto de tempo com processos burocráticos.
- Também auxilia que tecnologias voltadas para utilizações das NFC-es possam evoluir cada vez mais, trazendo novas funcionalidades que aumentam a produtividade de sua empresa.
INOVAÇÃO
- O uso de novas tecnologias como a emissão através de tablets, smartphones e computadores, oferecendo mobilidade à sua empresa.
- Integração de plataformas de vendas físicas e virtuais. Lucro Bruto = Receita Total – Custos Variáveis
O que devo fazer para utilizar a NFCe em minha empresa
Utilizar um sistema de gestão que possui a integração com a SEFAZ para emissão da Nota Fiscal Consumidor (NFCe) é essencial.
Caso você já seja cliente UpGestão e deseja mudar de PAF-ECF para a NFC-e, esse é o procedimento para solicitar o Credenciamento na SEFAZ MG. É muito simples de realizar!
Procedimento de Credenciamento dos Contribuintes para Emissão de NFCe em MG.
Dessa forma, este procedimento se faz necessário para obtenção do código CSC que é necessário ter para fazer a emissão da NFC-e.
De acordo com informações da própria SEFAZ, este procedimento é provisório e daqui alguns dias será feito através do Portal SIARE.
Dê um UP na GESTÃO da sua empresa
O sistema UpGestão é um ERP online compatível com o NFC-e, que busca, de forma simples e prática, auxiliar na gestão de sua empresa.
Nós da UpGestão temos em mente a importância de economizar tempo. Por isto, apresentamos a você as vantagens da utilização de NFC-e.
Viu só? Experimente agora mesmo ou fale com um de nossos especialistas!